CoinGecko: As trocas de bitcoin podem estar pagando pelo tráfego na web

As trocas de Bitcoin Evolution como o OKEx, estão vendo mais tráfego na web vindo de sites que pagam para as pessoas visitarem sites. Mas quem está pagando por isso?

Em resumo

  • Quase 50% do tráfego da OKEx na Internet vem de torneiras Bitcoin e sites de publicidade, mostra um relatório.
  • Tais plataformas incentivam os usuários a fazer várias ações – como visitar sites específicos.
    Um dos sites lista a OKEx como seu parceiro.
  • A CoinGecko alega que as trocas de criptografia podem estar sumarizando a quantidade de tráfego online visitando seus sites.

Em particular, o relatório notou que a OKEx viu o volume de negócios da crypto exchange baixar no segundo trimestre de 2020 – mas seu tráfego na web aumentou 239%. Isso é estranho porque o tráfego na web pode muitas vezes corresponder à atividade de negociação (mais pessoas usando o site significa mais pessoas negociando regularmente).

Verificando a SimilarWeb, que mostra a origem do tráfego na Web, a CoinGecko notou que cerca de 50% do tráfego na Web da OKEx veio de sites de referência pagos.

O maior deles foi o Adbtc, um site que paga as pessoas em Bitcoin para clicar em sites. O site afirma ter 78.000 usuários ativos e criou 866.000 impressões no último dia para seus sites em destaque. Outros incluem a Coinpayu, que lista o OKEx como um de seus projetos, Cointiply e Adeth. Todos os três oferecem alguma forma de criptografia para clicar em anúncios, usando links de referência ou completando tarefas como visualizar um website.

Quando solicitado a comentar, o CEO da OKEx Jay Hao respondeu que todas as empresas no espaço criptográfico deveriam estar focadas no crescimento. „Continuamos a acelerar nossa exposição, focando mais no crescimento orgânico, parcerias estratégicas e lançando o mais inovador e diversificado conjunto de produtos do mercado“, disse ele.

Hao acrescentou que o tráfego na web é um indicador pouco confiável para o ranking de trocas e que o volume de trocas depende mais da volatilidade do mercado.

A CoinGecko também notou algum tráfego pago a caminho do Binance, mas foi uma percentagem muito baixa do seu tráfego total. Quando chegou para comentar, Binance disse que havia realizado um teste de uma semana de tráfego pago. Mas depois de ver uma baixa taxa de conversão para novos comerciantes, não tem planos de fazer mais nenhum teste.

Por que o tráfego da Web é tão importante?

Em 14 de maio, o maior site de métricas de dados da criptografia CoinMarketCap reformulou suas métricas, colocando o „Web Traffic Factor“ como o ranking padrão. Isso colocou uma ênfase muito maior na quantidade de tráfego que uma troca estava vendo, em vez de volumes de negociação.

Quando os volumes de negociação eram a métrica padrão, muitas bolsas usavam altos níveis de lavagens para aumentar a sua classificação – o que lhes permitia ganhar mais exposição dessa forma. Mas agora que a CoinMarketCap está medindo o tráfego web, e outros sites como a CoinGecko já incluem o tráfego web como um fator em suas métricas, há um maior incentivo para que as bolsas obtenham mais pessoas visitando seus sites.

É possível que as trocas estejam pagando pelo tráfego para aumentar as classificações como agregadores de dados criptográficos agora levam em consideração o tráfego na web, Bobby Ong, co-fundador e COO da CoinGecko, disse à Decrypt. Também é possível argumentar que essas redes de publicidade estavam executando afiliadas para essas trocas sem qualquer envolvimento ativo das trocas“.

„Também é possível argumentar que as estatísticas da Similarweb não são totalmente exatas devido a questões de amostragem“, acrescentou ele.

Mas certamente parece que o suco do tráfego da web é a nova negociação de lavagens“.